Aplicativos para remover vírus de celular: guia completo - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Aplicativos

Aplicativos para remover vírus de celular: guia completo

Por

Carol Torres

em

Aplicativos para remover vírus de celular

Os smartphones são mais do que dispositivos de comunicação. Eles são assistentes pessoais, parte da ferramenta de trabalho, etc. De modo geral, eles possuem muitas informações particulares armazenadas.

É indispensável garantir a segurança desse dispositivo, pois além de ser algo de valor, ele guarda uma diversidade de informações importantes. Com a crescente utilização de smartphones, infelizmente o número de ataques cibernéticos também tem aumentado. 

Infelizmente nossos aparelhos estão expostos o tempo inteiro. Se você deseja redobrar a segurança do seu celular, continue a ler para ficar por dentro dos melhores aplicativos e os benefícios que cada um oferece. 

Métodos de proteção e prevenção

Aplicativos para remover virus - Fonte: Unsplash
Aplicativos para remover virus – Fonte: Unsplash

Manter o smartphone longe de ameaças é uma das principais preocupações dos usuários. Para te ajudar na proteção do seu aparelho, existem diversas medidas que podem ser adotadas. 

A seguir, serão apresentados alguns métodos de proteção que podem te ajudar a manter o seu celular livre de vírus e malwares. Veja:

Uso de antivírus e ferramentas de segurança

O uso de um antivírus é uma das principais formas de proteção contra vírus e malwares em dispositivos móveis. Existem diversas opções de antivírus disponíveis no mercado, tanto gratuitas quanto pagas.

É importante escolher um antivírus confiável e atualizado, que possa identificar e remover ameaças com eficiência. Tome cuidado na hora de escolher um antivírus, pois existem alguns que, mesmo possuindo o nome “antivírus”, possuem vírus.

Práticas de navegação segura

Adotar práticas de navegação segura, isso é uma das práticas que auxiliam a manter o celular longe desses invasores. Fique atento aos links que você acessa, os sites que frequenta, às correntes no WhatsApp e até mesmo SMS.

Existem alguns outros cuidados que consistem em você evitar acessar redes de internet desconhecidas, se atentar às permissões solicitadas por aplicativos e manter o seu dispositivo sempre atualizado para garantir que todas as ferramentas estejam aplicadas.

Principais aplicativos para remover vírus

Avast Antivirus

O Avast Antivírus é muito conhecido no mundo da segurança cibernética. Ele possui um banco de dados grande capaz de oferecer uma melhor proteção e recursos extras, como, por exemplo, gerenciador de senhas e uma VPN para navegação segura.

Além de contar com uma versão gratuita, sua versão paga leva a segurança a outro nível, com proteção contra ransomware e uma sandbox para testar arquivos suspeitos.

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o Avast tem mais de 100 milhões de downloads e uma sólida reputação.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Bitdefender Antivirus

O Bitdefender Antivírus é excelente quando se fala em segurança digital. Ele é conhecido por sua eficiência, tanto em termos de proteção quanto em consumo de bateria, garantindo que o desempenho do dispositivo não seja prejudicado.

Com uma variedade de planos de assinatura, ele disponibiliza flexibilidade para atender às necessidades de diferentes usuários. Seus recursos incluem proteção antifraude, antirroubo e até mesmo um orientador de segurança para redes Wi-Fi.

Disponível para Android e iOS, o Bitdefender tem uma base com mais de 5 milhões de usuários e é frequentemente atualizado para enfrentar quaisquer ameaças cibernéticas.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Kaspersky VPN & Security

O Kaspersky VPN & Security se destaca por oferecer uma proteção robusta ao combinar a funcionalidade de uma VPN confiável com recursos avançados de segurança.

A tecnologia VPN integrada permite aos usuários criptografar seus dados, ocultando eficazmente suas atividades online. Com mais de 2.000 servidores em mais de 100 locais ao redor do mundo, ele entrega flexibilidade para acessar conteúdo global e garante uma experiência de navegação sem interrupções.

Disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS, o Kaspersky VPN & Security atende a um amplo espectro de usuários e seu sucesso é refletido no impressionante número de downloads – mais de 100 milhões.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Passos para remoção de vírus

Aplicativos para remover virus - Fonte: Unsplash
Aplicativos para remover virus – Fonte: Unsplash

Ao descobrir que seu celular está infectado com um vírus, é importante agir rapidamente para removê-lo, mas sempre com cautela e tendo certeza do que você está fazendo.

Existem várias maneiras de executar esse processo com segurança, incluindo o uso de ferramentas de remoção de vírus, desinstalação de aplicativos, etc. Abaixo, apresentaremos os principais passos para remoção de vírus em um celular. Veja:

Modo de segurança e desinstalação de aplicativos

Uma das primeiras coisas que você pode fazer para remover um vírus do celular é colocá-lo em modo de segurança e desinstalar aplicativos suspeitos. Para fazer isso, siga os seguintes passos:

  • Pressione e segure o botão de energia do celular até que a opção “Desligar” apareça;
  • Pressione e segure a opção “Desligar” até que o modo de segurança seja ativado;
  • Acesse as configurações do celular e vá em “Aplicativos”;
  • Encontre o aplicativo suspeito e selecione a opção “Desinstalar”.

Ferramentas de remoção de vírus

Outra opção para remover um vírus do celular é utilizar ferramentas de remoção de vírus como aplicativos, por exemplo. Existem centenas de opções disponíveis que contam com versões gratuitas e pagas no mercado.

 As ferramentas de remoção de vírus geralmente funcionam da seguinte maneira:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular. Em seguida, baixe e instale o antivírus desejado;
  • Após a instalação, conceda os acessos solicitados pelo aplicativo;
  • Realize os testes para verificar se o aplicativo escolhido te atende;
  • Após isso, o aplicativo irá identificar e remover qualquer vírus encontrado.

Lembre-se de que a melhor maneira de evitar a infecção por vírus é tomar medidas preventivas, como instalar um software antivírus e evitar baixar aplicativos de fontes suspeitas.

Manutenção e otimização do dispositivo

Manter as atualizações constantes do seu dispositivo garante que todos os recursos estejam em funcionamento. A manutenção e otimização de dispositivos móveis é essencial para garantir o bom desempenho e a duração do sistema operacional.

As atualizações servem para corrigir falhas no que compromete a segurança, melhora o desempenho, introduzem novos recursos, etc. De modo geral, manter o sistema operacional atualizado contribui para o desempenho do dispositivo e garante uma melhor experiência.

Conclusão

Infelizmente, os dispositivos móveis estão sujeitos a ameaças de malware que podem danificar o sistema operacional do seu aparelho, além de roubar informações pessoais ou até mesmo controlar remotamente o dispositivo. Por esse motivo, é essencial que você possua ferramentas ao seu alcance para garantir que o seu aparelho esteja protegido.

Com o monitoramento em tempo real, qualquer ação suspeita será detectada na hora. E não para por aí: as atualizações automáticas garantem que os aplicativos estejam sempre um passo à frente contra os novos tipos de ameaça.

Tome cuidado ao acessar links desconhecidos, se conectar a redes Wi-Fi-desconhecidas, participar de correntes em WhatsApp, etc. Esses também são fatores que colocam a segurança do seu celular e dos seus dados em risco.

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário