Aplicativos para aprender a ler: opções para crianças em idade escolar - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Aplicativos

Aplicativos para aprender a ler: opções para crianças em idade escolar

Por

Carol Torres

em

Aplicativos para aprender a ler

Você sabia que a tecnologia pode ser uma aliada na educação e alfabetização de seus filhos? Apesar de ser uma das habilidades mais importantes para a criança, infelizmente, nem todas têm acesso a recursos suficientes para se desenvolver.

Felizmente, hoje é possível aprender e desenvolver essa habilidade com ajuda de alguns aplicativos, que permitem praticar a leitura em casa, tornando o processo mais divertido e interativo, o que, segundo especialistas, é muito importante. 

Existem muitos aplicativos para aprender a ler disponíveis no mercado, onde alguns tratam a alfabetização como um jogo, enquanto outros são focados em ensinar habilidades específicas. Continue a leitura para descobrir quais são!

Metodologias e benefícios do uso de aplicativos

Aplicativos para aprender a ler - Fonte: Unsplash
Aplicativos para aprender a ler – Fonte: Unsplash

Por incrível que pareça, eles são ótimos para quem busca uma metodologia diferente e interativa para desenvolver a habilidade de leitura em suas crianças. E para atingir um desenvolvimento completo, oferecem benefícios como gamificação na aprendizagem. 

Gamificação na aprendizagem

A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos para motivar a aprendizagem e a participação dos usuários, independente de suas idades. Nos apps, é utilizada justamente para isso, ajudando a estimular a concentração e atenção.

Os jogos educativos presentes ajudam a desenvolver habilidades de leitura, como compreensão de texto, pronúncia e vocabulário. Essa técnica também pode ser usada para acompanhar o progresso do estudante, oferecendo recompensas e desafios para incentivar o aprendizado.

Desenvolvimento da leitura

Com eles, os usuários também podem aprender em seu próprio ritmo, sem a pressão de um professor ou de um ambiente escolar, permitindo que você se concentre em suas próprias necessidades e dificuldades.

Recursos educacionais para pais e professores

Monitoramento do progresso

Uma das principais preocupações dos pais, ou mesmo professores, durante a alfabetização é o monitoramento do progresso da criança e, felizmente, os aplicativos também podem ajudar nessa tarefa. 

Material de apoio didático

Além do monitoramento do progresso, pais e professores também podem contar com aplicativos que oferecem material de apoio didático para aprofundar o aprendizado dos pequenos.

Principais aplicativos de alfabetização

Epic: Kid’s Books & Reading

O Epic tem uma biblioteca que conta com milhares de títulos, oferecendo uma variedade imensa de livros digitais, desde clássicos da literatura infantil até obras educativas. A plataforma é intuitiva e permite explorar conforme os interesses e níveis de leitura.

Além dos livros, também disponibiliza vídeos educativos e uma série de quizzes que ajudam a testar a compreensão do que foi lido. É uma forma excelente de fazer com que a leitura seja uma experiência completa, estimulando a imaginação e também o raciocínio.

Disponível tanto para Android quanto para iOS, o Epic já conquistou mais de 10 milhões de usuários. 

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Libby, by OverDrive

O Libby oferece acesso gratuito a uma vasta coleção de livros digitais e audiolivros de bibliotecas públicas. A interface do aplicativo é simples e fácil de usar, o que permite até mesmo aos leitores mais jovens navegar pela biblioteca virtual com facilidade. 

Além disso, os audiolivros são uma ótima opção para as crianças que ainda estão aprendendo a ler ou para aquelas que gostam de ouvir histórias antes de dormir.

Libby está disponível para dispositivos Android e iOS e sua eficácia é refletida em seu número de downloads: já são mais de 10 milhões. 

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Skybrary

O Skybrary é uma plataforma que leva a experiência de leitura a um novo nível. Inspirado no icônico programa de TV americano “Reading Rainbow”, oferece uma coleção curada de livros e vídeos educativos que promovem a leitura e o aprendizado.

Com uma interface vibrante e cheia de cores, ele captura a imaginação das crianças e as convida a explorar temas variados, desde ciência até artes. 

O Skybrary é uma excelente opção para pais que querem oferecer aos filhos uma educação diversificada e divertida. Com uma assinatura, as famílias têm acesso a um universo de conhecimento que vai além das páginas dos livros.

Link para o site do Skybrary

Integração curricular e acessibilidade

Aplicativos para aprender a ler – Fonte: Unsplash

Além de toda ajuda e suporte que oferecem, ainda permitem que alunos com diferentes habilidades e necessidades de aprendizado possam acessar conteúdos de forma mais dinâmica e interativa.

Aplicativos multilíngues

Para os alunos que desejam ampliar e aprofundar seus conhecimentos em outras línguas, também existem muitos aplicativos para aprender a ler em inglês e espanhol, por exemplo. 

Alguns também contam com suporte para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), acessibilizando o aprendizado para alunos surdos, com deficiência auditiva ou os que desejam aprender essa linguagem tão importante.

Recursos para crianças com dislexia

Alunos com dislexia podem enfrentar desafios significativos na alfabetização, mas, felizmente, existem apps com recursos específicos para ajudá-los a superar esses desafios. 

Alguns recursos incluem exercícios de fonética, jogos interativos e recursos de leitura em voz alta, que são extremamente importantes para essas crianças.

Conclusão

Como você viu, existem diversas ferramentas que podem te ajudar na alfabetização da sua criança, oferecendo recursos que tornam o aprendizado ainda mais interativo e aprofundado.

É importante incentivar o uso dos aplicativos e a prática da leitura para seus filhos, assim, eles irão criar o hábito e se tornará um processo natural. 

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você e que ajudem nessa etapa tão importante do desenvolvimento dos pequenos!

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário