Aplicativos para melhorar a bateria do celular: conheça as melhores opções - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Aplicativos

Aplicativos para melhorar a bateria do celular: conheça as melhores opções

Por

Carol Torres

em

Aplicativos para melhorar a bateria do celular

Quando se trata de aparelhos eletrônicos, a bateria é sem dúvidas um dos componentes mais importantes. Atualmente, há diversos aplicativos disponíveis de forma gratuita desenvolvidos para otimizar a bateria do seu dispositivo.

Antes de mais nada, é importante reconhecer os principais causadores do consumo de bateria excessivo, seja devido ao brilho elevado ou daquele joguinho que adoramos.

Os aplicativos contam com diversos recursos, e mesmo que todos tenham a finalidade de melhorar o desempenho da bateria, cada um conta com recursos individuais. Continue a ler para descobrir aquele que melhor te atende!

Entendendo o consumo de bateria no seu smartphone

Aplicativos para melhorar a bateria do celular - Fonte: Pexels
Aplicativos para melhorar a bateria do celular – Fonte: Pexels

O uso de aplicativos é um dos principais fatores que afetam a vida útil da bateria do celular. Por isso, é importante entender como eles funcionam e como podem ser gerenciados para prolongar a duração da carga.

Abaixo, disponibilizamos alguns pontos que podem estar prejudicando a vida útil da sua bateria. Veja:

O papel dos aplicativos na vida útil da bateria

Os aplicativos são responsáveis por grande parte do consumo de energia do smartphone. Eles podem rodar em segundo plano, enviar notificações constantes e usar recursos como GPS e internet, o que pode consumir a bateria rapidamente.

Por isso, é importante monitorar o desempenho dos aplicativos e fechar aqueles que não estão em uso. Isso pode ajudar a otimizar o consumo de energia do dispositivo, contribuindo para a saúde geral da bateria a longo prazo. 

Fatores que afetam a duração da bateria

Além do uso inadequado dos aplicativos, outros fatores internos relacionados ao hardware e softwares do próprio dispositivo podem afetar a duração da bateria. É importante ficar atento e ajustar as configurações do smartphone e desativar recursos que não estão sendo usados.

Alguns fatores que podem consumir drasticamente a bateria do seu celular são o uso desnecessário do bluetooth, GPS e redes móveis; tela com o brilho além do máximo recomendado, notificações automáticas, aplicativos que atualizam constantemente para buscar novos conteúdos, etc.

Por isso, é importante ajustar as configurações do smartphone e desativar recursos que não estão sendo usados.

Importância da economia de energia

A economia de energia é fundamental para prolongar a vida útil da bateria do celular, e essas práticas têm várias outras vantagens significativas, tanto para o usuário quanto para o meio ambiente.

Ao ativar esse recurso em seu smartphone, seu dispositivo melhora o desempenho, mantém a temperatura mais baixa, reduz o uso de carregadores e consequentemente contribui para a sustentabilidade ambiental devido à demanda menor de energia.

Aplicativos recomendados para otimização da bateria

Os aplicativos para otimização da bateria são uma alternativa para economizar energia e prolongar a vida útil do dispositivo. Nesta seção, separamos para você os apps mais recomendados para Android e iOS. Veja:

Bateria HD – Battery

O Bateria HD – Battery possui uma interface intuitiva, o que proporciona um melhor entendimento de como a bateria do seu celular é afetada. Além disso, ele possui recursos adaptáveis para cada usuário. 

Ele não é apenas uma ferramenta de monitoramento, mas um guia completo para a gestão da vida útil da bateria do seu celular.

O Bateria HD conta com mais de 10 milhões de downloads e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

AccuBattery

O AccuBattery se destaca por sua precisão em medir a capacidade da bateria. Com uma interface amigável, ele te ajuda a entender o desgaste da bateria ao longo do tempo e como otimizar a carga para prolongar sua vida útil.

O aplicativo conta com um recurso de alarme, que avisa quando a bateria atinge um nível pré-definido, isso é ótimo para evitar sobrecargas e manter a bateria saudável. E não para por aí, ele ainda mostra o impacto dos apps no consumo de energia.

Disponível apenas para dispositivos Android, o AccuBattery já foi baixado mais de 10 milhões de vezes. 

Link do app no Google Play Store

Battery Doctor

O Battery Doctor vem com uma série de ferramentas para otimizar o desempenho da bateria e prolongar sua vida útil. Ele limpa aplicativos desnecessários que rodam em segundo plano, liberando mais energia para o que realmente importa. 

Atualmente, o Battery Doctor conta com mais de 100 mil downloads e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Configurações e ajustes manuais para prolongar a bateria

Aplicativos para melhorar a bateria do celular - Fonte: Unsplash
Aplicativos para melhorar a bateria do celular – Fonte: Unsplash

A bateria é um dos componentes mais importantes do celular, e para prolongar sua vida útil, é necessário realizar algumas configurações e ajustes manuais. A seguir, serão apresentados alguns ajustes que podem ser feitos para prolongar a duração da bateria do seu celular.

Ajustando o brilho e as telas de exibição

O brilho da tela é um dos principais fatores que mais afetam o consumo de bateria do celular. O ideal é que, ao utilizar o seu smartphone, você busque ajustar o brilho da tela conforme o limite estabelecido pelo fabricante.

Ajustar o brilho da tela para um nível mais baixo pode ajudar a economizar a bateria do celular e também ajuda você a manter o cuidado com os seus olhos.

Gerenciando notificações e localização

As notificações e a localização são dois vilões que também consomem muita energia. Desativar esses recursos desnecessários e configurar as notificações importantes para vibrar em vez de emitir um som pode ajudar a prolongar a vida útil da sua bateria.

Limitar ou desativar totalmente a opção de localização e execução de aplicativos em segundo plano são essenciais e sem dúvidas reduz o consumo desnecessário de bateria.

Conclusão

Os aplicativos para otimizar o desempenho da bateria estão se tornando cada vez mais populares. Há também várias configurações e ajustes manuais que podem ser feitos para otimizar o consumo de energia e garantir que a bateria dure mais tempo.

Para contribuir com o consumo menor de bateria, é recomendável que você desative as telas de exibição desnecessárias, como as animações de tela de bloqueio, isso consome a energia da bateria do celular desnecessariamente. 

Também busque manter o sistema operacional do seu celular atualizado, pois atualizações frequentemente incluem melhorias de eficiência energética. 

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário