Aplicativos para rastrear celular: as melhores opções em 2024 - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Aplicativos

Aplicativos para rastrear celular: as melhores opções em 2024

Por

Carol Torres

em

Aplicativos para rastrear celular

Alguns smartphones atualmente já possuem configurações de fábrica para serem rastreados em caso de perda ou roubo. Porém, nem todos os aparelhos contam com essa funcionalidade integrada, sendo necessário que alguns usuários acessem aplicativos de terceiros.

Existem diversas opções de aplicativos disponíveis para download que se destacam pela sua eficácia, além de contar com recursos adicionais como bloqueio remoto e alarme sonoro.

Independentemente do aplicativo escolhido, é importante lembrar que o rastreamento de um smartphone só é possível se o GPS estiver ativado. Continue a leitura para ficar por dentro dos melhores aplicativos disponíveis!

Como funcionam os aplicativos de rastreamento

Aplicativos para rastrear celular - Fonte: Unsplash
Aplicativos para rastrear celular – Fonte: Unsplash

Para que os aplicativos de rastreio funcionem, é necessário que o usuário possua o GPS integrado no dispositivo para ser possível estabelecer uma localização precisa do aparelho, sem contar com o acesso à internet que é indispensável, pois ajuda a melhorar a precisão do rastreamento.
Alguns aplicativos possibilitam que os usuários tenham informações em tempo real, e essas informações são atualizadas a cada instante. Isso serve para monitorar a localização de um familiar ou amigo, além de oferecer ainda mais segurança.

Outro ponto importante é que muitos desses softwares têm a capacidade de bloquear o aparelho perdido e emitir efeitos sonoros, facilitando ainda mais a localização.

Compatibilidade com sistemas operacionais

Existem aplicativos disponíveis tanto para Android quanto para iOS. Antes de escolher um aplicativo, verifique a compatibilidade dele com o sistema operacional do seu celular.

Outro aspecto a ser considerado é a confiabilidade e a reputação do aplicativo, para que a sua segurança não seja comprometida.

Principais aplicativos para rastreamento de celular

Se você está procurando uma maneira de rastrear a localização do seu celular, existem várias opções que podem ajudar. A seguir, estão alguns dos principais aplicativos que podem te auxiliar. Veja:

Google Find My Device

Find My Device ou, “Encontre Meu Dispositivo”, desenvolvido pelo Google, é um aplicativo essencial para usuários de Android que desejam proteger seus dispositivos móveis.

Ele está disponível para aparelhos Android e conta atualmente com mais de 100 milhões de downloads, sendo bem avaliado pelos usuários.

Link do app no Gogle Play Store

Find My

Find My iPhone ou, “Encontre Meu Iphone”, é um aplicativo desenvolvido pela Apple, projetado especificamente para usuários iOS, se caracterizando como uma solução indispensável para localizar iPhones, iPads, iPods touch e Macs.

Ele foi desenvolvido exclusivamente para usuários que possuem o sistema operacional iOS.

Link do app na Apple Store

Life360 Family Locator

O Life360 se destaca como uma solução abrangente, pois permite a criação de círculos onde você pode adicionar membros da sua família ou até mesmo os seus amigos, garantindo a sua segurança e a deles.

Utilizando a tecnologia GPS, oferece uma visão completa da localização, em tempo real, dos membros do seu círculo, permitindo que você visualize no mapa a posição exata de cada pessoa.

Atualmente, o Life360 Family está disponível tanto para Android quanto para iOs e conta com mais de 100 milhões de downloads.

Link do app no Google Play Store
Link do app na Apple Store

Recursos avançados de segurança

Aplicativos para rastrear celular - Fonte: Unsplash
Aplicativos para rastrear celular – Fonte: Unsplash

Alguns aplicativos de rastreio oferecem recursos avançados de segurança que ajudam a proteger o usuário e seu dispositivo móvel. Esses recursos incluem geo cercas e alertas, controle parental, botões SOS e de pânico, entre outros.

A seguir, fique por dentro de algumas funcionalidades oferecidas pelos aplicativos.

Geo cercas e alertas

As geo cercas são responsáveis por definir áreas geográficas e emitir alerta em tempo real quando o dispositivo entra ou sai dessas zonas demarcadas. Esse recurso é excelente para monitorar a localização de crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Esses alertas são emitidos automaticamente e são bem mais eficientes do que enviar uma mensagem de texto, por exemplo. 

Controle parental

O controle parental permite aos pais limitar o acesso dos filhos ao tempo de uso, bloquear aplicativos e sites inapropriados, monitorar chamadas, entre outras opções. Isso ajuda a proteger as crianças de conteúdo inadequado e a manter a segurança delas na internet.

A implementação do controle parental requer uma comunicação aberta entre pais e filhos sobre o uso e os riscos ao utilizar a internet de forma inadequada. Isso pode ajudar a desenvolver hábitos de uso saudáveis e conscientes..

Botões SOS e de pânico

Os botões SOS e de pânico são recursos que permitem ao usuário enviar um alerta para seus contatos de confiança em situações emergenciais. Esses botões podem ser acionados com um simples toque e a partir disso é enviado para os seus contatos de segurança a localização exata do celular.

Essa solução pode não ser considerada importante para algumas pessoas, mas, ela pode se mostrar bem útil em situações emergenciais.

Considerações sobre privacidade e uso ético

Embora esses aplicativos possam ser úteis para localizar um celular perdido ou roubado, eles também podem ser usados para monitorar a localização de outras pessoas sem o seu consentimento.

É importante que o uso desses aplicativos seja feito de forma ética e responsável. Busque respeitar a privacidade das outras pessoas e não compartilhar suas informações de localização sem o consentimento delas.

O uso desses aplicativos pode ter limitações em termos de segurança. Se o celular for roubado, por exemplo, o ladrão pode tentar desativar ou bloquear o acesso ao celular. Nesse caso, é importante ter outras medidas de segurança, como bloquear o celular ou apagar os dados remotamente.

Conclusão

Para manter seu aplicativo de rastreamento em pleno funcionamento, é crucial realizar atualizações regulares, tendo em vista que elas trazem melhorias, correções de bugs e novas funcionalidades. 

Lembre-se de revisar periodicamente as configurações de privacidade, com o uso contínuo, você pode querer fazer ajustes que melhor atendam às mudanças na sua rotina. 

Por fim, baixe hoje mesmo o aplicativo que melhor atende às suas necessidades e não deixe a segurança do seu celular para depois! Afinal, como você sabe, é impossível prever uma situação de perda ou roubo. 

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário