Aplicativos para recuperar fotos apagadas: as melhores opções disponíveis no mercado - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Aplicativos

Aplicativos para recuperar fotos apagadas: as melhores opções disponíveis no mercado

Por

Carol Torres

em

Aplicativos para recuperar fotos apagadas: as melhores opções disponíveis no mercado

É frustrante quando, sem querer, excluímos uma imagem importante e não temos como recuperá-la depois. Geralmente, o sistema operacional do smartphone não remove a imagem logo de imediato. É como se ele fosse programado para entender que, em algum momento, talvez você precise ter aquele arquivo de volta por alguma razão.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidos aplicativos que permitem você recuperar aquela foto que descartou por engano. Por meio de uma busca no armazenamento do seu celular, essa imagem tem grande chance de ser recuperada.

Alguns desses aplicativos são gratuitos, enquanto outros contam com versões pagas. Continue a leitura para conferir os melhores aplicativos disponíveis e os benefícios que cada um oferece!

Principais aplicativos de recuperação de fotos

Aplicativos para recuperar fotos apagadas: as melhores opções disponíveis no mercado - Fonte: Unsplash
Aplicativos para recuperar fotos apagadas: as melhores opções disponíveis no mercado – Fonte: Unsplash

EaseUS MobiSaver

O EaseUS MobiSaver se destaca por ser um aplicativo desenvolvido para recuperar não só fotos excluídas acidentalmente, como também vídeos, mensagens, contatos, anotações, etc.

Ele oferece uma pré-visualização dos arquivos que você desejar recuperar, permitindo que sejam selecionados apenas aqueles arquivos de maior interesse. O aplicativo possui uma interface intuitiva, proporcionando mais praticidade na navegação.

Atualmente, o EaseUS está disponível na versão gratuita para Android, na versão paga para iOS e conta com mais de 10 milhões de downloads. 

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

DiskDigger

O DiskDigger é um dos mais famosos aplicativos de recuperação de fotos, isso porque, além de fotos, também consegue recuperar diferentes tipos de arquivos. Ele realiza uma busca aprofundada tanto no cartão de memória quanto na memória interna do dispositivo, com isso, qualquer arquivo excluído pode ser resgatado.

Uma função muito útil do DiskDigger é que você pode fazer upload direto dos arquivos recuperados para a nuvem. Assim, fica mais fácil manter seus arquivos salvos após a recuperação.

O aplicativo está disponível para Android, contando com mais de 100 milhões de downloads.

Link do app no Google Play Store

Disk Drill

O Disk Drill é conhecido por possuir uma interface acessível, além de ter suporte para Windows e MacOs. Ele consegue recuperar mais de 400 tipos de arquivos, incluindo fotos, vídeos, mensagens, anotações, etc.

Algumas funcionalidades bem importantes do Disk são a sua capacidade de oferecer recursos de proteção de dados, além de conseguir recuperar dados de quaisquer dispositivos, sejam eles computadores, tablets ou smartphones. 

O Disk está disponível apenas para iOS, além dos sistemas operacionais Windows e macOS.

Link do app na Apple Store

Como funcionam os aplicativos de recuperação

Aplicativos para recuperar fotos apagadas: as melhores opções disponíveis no mercado - Fonte: Unsplash
Aplicativos para recuperar fotos apagadas: as melhores opções disponíveis no mercado – Fonte: Unsplash

Os aplicativos de recuperação funcionam por meio de uma busca diretamente no armazenamento do seu dispositivo que foram excluídos, mas que ainda não foram substituídos por novos dados. 

Porém, se o espaço do item excluído for preenchido por algum outro arquivo, a recuperação fica bem mais difícil. O recomendado é agir rapidamente após a exclusão do documento.

Recuperação de dados em diferentes sistemas operacionais

No sistema Android, quando você apaga uma imagem, ela é enviada para um tipo de lixeira. Essa lixeira é como uma segunda chance: as fotos ficam guardadas neste local por 30 dias após a exclusão, ou seja, você tem 30 dias para trazê-las de volta antes que sejam apagadas permanentemente.

Além disso, se você usa o Google Fotos, ele realiza o backup de todas as suas imagens automaticamente. O aplicativo mantém as fotos excluídas na lixeira por 60 dias antes de removê-las definitivamente, por isso, se você tem o backup ativado, é possível restaurar a imagem deletada dentro desse período.

No iPhone, o processo é parecido. Quando você deleta uma imagem, ela é movida para a pasta “Excluídos Recentemente”, onde fica armazenada também por 30 dias. Durante esse período, é possível restaurá-la a qualquer momento.

Caso você tenha o iCloud ativado, o backup das fotos acontecerá automaticamente. Então, você pode acessar o iCloud e restaurar a foto mesmo depois dos 30 dias, desde que o backup esteja disponível. 

Dicas para prevenção de perda de fotos

Perder fotos pode ser uma experiência frustrante, especialmente se elas são importantes ou têm valor sentimental. Felizmente, existem algumas medidas preventivas que podem ser tomadas para minimizar o risco de perda de fotos. Veja:

Importância do backup regular

Realizar backup regularmente é uma das melhores maneiras de garantir que suas fotos sejam mantidas em segurança. Busque usar serviços de armazenamento em nuvem como Google Drive e Dropbox, ou salvar suas fotos em outro dispositivo.

Também é importante sempre verificar se seus backups foram concluídos com sucesso e se as fotos podem ser acessadas corretamente.

Cuidados com Ataques de vírus e formatação

Adotar práticas de navegação segura auxilia a manter o dispositivo longe de invasores. Tome cuidado ao acessar links desconhecidos, se atente às permissões solicitadas por aplicativos e mantenha o seu dispositivo sempre atualizado para garantir que todas as ferramentas estejam aplicadas.

Lembre-se de que a melhor maneira de evitar a infecção por vírus é tomar medidas preventivas, como instalar um software antivírus e evitar baixar aplicativos de fontes suspeitas.

Critérios para escolher um bom aplicativo

Na hora de escolher um aplicativo, é importante que você considere alguns critérios para garantir a eficácia da recuperação, a facilidade de uso e principalmente a segurança dos seus dados. Abaixo, separamos alguns dos principais critérios a serem considerados. Veja:

Eficácia na recuperação de fotos

Primeiramente, entenda suas necessidades e depois você precisa ter certeza de que o aplicativo escolhido é compatível com o sistema operacional do seu aparelho. Após isso, você também deve levar em consideração as avaliações de outros usuários.

Outro ponto importante é a qualidade do aplicativo e o quão eficaz ele é quando o assunto é recuperar arquivos perdidos. O aplicativo, que possui uma interface intuitiva, permite que você navegue com mais clareza.

Escolha aplicativos que te disponibilizam uma pré-visualização para que você tenha certeza do que está recuperando.

Segurança e privacidade

Esse talvez seja um dos itens mais importantes, senão o mais importante. Ao escolher qualquer aplicativo, a segurança e privacidade devem ser consideradas como as suas maiores prioridades.

Um aplicativo seguro impede a invasão de malware, além de manter as suas informações pessoais em segurança. Recomendamos que você pesquise quem é o desenvolvedor do aplicativo, verifique a política de privacidade e quais os recursos de segurança oferecidos. 

Esses são alguns dos critérios que você deve buscar. Os aplicativos devem manter suas informações seguras acima de qualquer coisa.

Conclusão

Não entre em pânico quando uma foto for excluída do seu smartphone, ainda que acidentalmente. Felizmente, com o avanço da tecnologia, nós podemos recuperar esses arquivos que têm muitas vezes um grande valor sentimental se seguirmos alguns requisitos.

Em alguns casos, é possível fazer a recuperação manualmente por meio de uma busca na lixeira do seu aparelho. Se isso não for possível, você tem a possibilidade de recorrer a aplicativos desenvolvidos com o intuito de auxiliar os usuários a recuperar arquivos apagados.

Infelizmente, a recuperação de fotos apagadas não é garantida em todas as situações. Portanto, é essencial agir rapidamente e buscar soluções confiáveis para aumentar as chances de recuperação bem-sucedida.

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário