Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Benefícios

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona

Por

Carol Torres

em

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona

A Carteira de Trabalho Digital é uma versão da Carteira de Trabalho Física desenvolvida para facilitar o acesso dos trabalhadores às suas informações trabalhistas, além de possibilitar a solicitação de benefícios como o seguro-desemprego de forma online sem precisar sair de casa.

Sem dúvidas, essa documentação é indispensável na vida profissional do brasileiro. Vale ressaltar que a carteira de trabalho digital possui a mesma validade jurídica que a carteira de trabalho física.

Continue a leitura para ficar por dentro de mais informações e entender quais os benefícios que essa documentação online traz para você.

O que é a carteira de trabalho digital

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona - Fonte: Reprodução
Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona – Fonte: Reprodução

A Carteira de Trabalho Digital é um documento que visa comprovar suas experiências. Ela foi criada para facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros, permitindo que eles acessem todas as informações referentes aos seus vínculos empregatícios de forma rápida e segura.

A seguir, disponibilizamos para você informações básicas sobre a CTPS digital. Acompanhe:

Benefícios da carteira digital

Desde a sua criação, a Carteira de Trabalho Digital veio acompanhada de diversos benefícios para os trabalhadores, como a facilidade de acesso às informações trabalhistas, a possibilidade de atualização das informações e a eliminação da necessidade de emissão de uma nova carteira a cada mudança de emprego.

Assim como a CTPS física, a carteira de trabalho digital é reconhecida em todo o território nacional. Qualquer pessoa pode obter a sua CTPS digital baixando o aplicativo ou acessando o portal do gov., utilizando apenas o CPF como identificação.

Diferenças entre formato digital e físico

A principal diferença é a forma como as informações são armazenadas. Enquanto a CTPS física é preenchida manualmente e pode ser facilmente danificada ou perdida, a versão digital é armazenada eletronicamente e pode ser acessada a qualquer momento.

Outra diferença é o acesso rápido a informações importantes, como contratos de trabalho anteriores e atuais. Isso é especialmente útil na hora de procurar um novo emprego ou para resolver questões trabalhistas.

Se você possui carteira de trabalho física e agora deseja migrar para a carteira de trabalho digital, não precisa se preocupar por achar que as informações anteriores serão perdidas. Todas as suas informações trabalhistas serão preservadas e atualizadas automaticamente.

Como acessar e utilizar a carteira digital

Cadastro no gov.br

Antes de acessar a Carteira de Trabalho Digital, é necessário que você realize um cadastro no site do governo federal. Siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do gov.br;
  2. Preencha todas as informações solicitadas;
  3. Seu login será o seu CPF e a senha será aquela que você escolheu.

Aplicativo para Android e iOS

Outra forma de acessar a Carteira de Trabalho Digital é por meio do aplicativo disponível para Android e iOS. A seguir, separamos um passo a passo para ajudar você a baixar e realizar o primeiro acesso, veja:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e busque por: CTPS DIGITAL;
  2. Após isso, baixe e instale o aplicativo;
  3. Ao abrir, selecione a opção para criar uma conta;
  4. Conceda as permissões solicitadas e fique por dentro das suas informações trabalhistas.

Você também pode clicar nos links fornecidos logo abaixo, assim, será redirecionado diretamente para o download.

Link do app no Google Play Store
Link do app na Apple Store

Registro e informações do trabalhador

Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona - Fonte: Reprodução
Carteira de trabalho digital: o que é e como funciona – Fonte: Reprodução

Empregador e contratos de trabalho

O registro e as informações pessoais do trabalhador são feitas de forma automática. Sempre que há uma mudança no contrato de trabalho, ela é registrada instantaneamente no aplicativo. Isso elimina a necessidade de ir até um posto de atendimento para atualizar a carteira física.

O acesso rápido a informações importantes, como contratos de trabalho anteriores e atuais. Isso é especialmente útil na hora de procurar um novo emprego ou para resolver questões trabalhistas. 

Anotações e atualizações

Além do registro de contratos de trabalho, a Carteira de Trabalho Digital também permite a atualização de anotações importantes, como férias, afastamentos, alterações salariais, etc. Para isso, o empregador deve acessar o e-Social e realizar todas as atualizações necessárias.

As atualizações são registradas automaticamente na CTPS Digital do trabalhador, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas e disponíveis para consulta.

Consulta de informações trabalhistas

Para você que tem dúvidas sobre como consultar suas informações trabalhistas, a interface do aplicativo é super intuitiva e fácil de usar. 

A partir do momento em que você acessar o aplicativo, na página inicial da CTPS Digital, você encontrará as informações referentes ao seu histórico de trabalho, incluindo registros de empregos anteriores e atuais, datas de admissão e desligamento, cargos ocupados e outras informações relevantes.

Documentação e procedimentos de emissão

A Carteira de Trabalho Digital é um documento importante para todos os trabalhadores brasileiros e estrangeiros que desejam exercer suas atividades laborais no país. 

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, é necessário seguir alguns procedimentos e apresentar a documentação exigida.

Requisitos para a emissão

Para a emissão da Carteira de Trabalho Digital, antes de tudo, você precisa acessar o site do gov.br ou baixar o aplicativo e realizar o cadastro. Após isso, é necessário ter em mãos apenas o seu CPF para conseguir emitir a sua Carteira de Trabalho Digital.

Processo para estrangeiros

Para os estrangeiros residentes no país que desejam obter a Carteira de Trabalho Digital devem apresentar o visto de trabalho. Também devem possuir a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou o protocolo da Polícia Federal que comprove a solicitação do CRNM.

O estrangeiro que estiver regularizado no país e possuir as documentações anteriormente mencionadas pode emitir a CTPS digital.

Conclusão

Lançada em 2019, a CTPS digital facilitou a contratação e a gestão de funcionários, promoveu a fiscalização de direitos trabalhistas e transformou a maneira como trabalhadores e empregadores gerenciam informações trabalhistas.

Com o aplicativo, a segurança dos dados é reforçada. Não há mais o risco de perder ou danificar a carteira física, pois todas as informações estão seguras e acessíveis online. 

Também é possível acessar as informações da CTPS Digital através do site ou aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Economia​.

O acesso ao aplicativo ou site é simples e pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora. Basta ter um dispositivo móvel e conexão com a internet. 

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário