Como sacar FGTS pelo aplicativo: guia passo a passo - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Benefícios

Como sacar FGTS pelo aplicativo: guia passo a passo

Por

Carol Torres

em

Como sacar FGTS pelo aplicativo

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi desenvolvido para proteger os trabalhadores brasileiros em caso de demissão sem justa causa. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Hoje, muitos processos têm se tornado mais simples e acessíveis, inclusive os relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Apenas com o seu smartphone, você consegue verificar seu saldo, extrato e até mesmo realizar operações diretamente pelo celular. Continue a leitura para ficar por dentro de mais informações. 

Como baixar e configurar o aplicativo do FGTS

Sacar FGTS pelo celular - Fonte: Reprodução
Sacar FGTS pelo celular – Fonte: Reprodução

O aplicativo do FGTS é uma ferramenta essencial para quem deseja sacar valores ou verificar as informações disponíveis de forma rápida e segura. Abaixo, disponibilizamos um passo a passo para auxiliar você a baixar o seu aplicativo do FGTS. Veja:

Passo a passo para instalação

Antes de baixar o aplicativo do FGTS, é importante verificar se o seu celular atende aos requisitos mínimos do sistema. Para dispositivos iOS, é necessário ter a versão 8.0 ou superior do sistema operacional. Já para Android, é preciso ter a versão 4.4 ou superior.

Baixar o aplicativo do FGTS é um processo simples que não exige grandes habilidades. Siga os seguintes passos:

  1. Abra a loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store);
  2. Na barra de pesquisa, digite FGTS;
  3. Selecione o aplicativo “FGTS (Caixa)”;
  4. Clique em “Instalar”.

Você também pode clicar nos links fornecidos abaixo, assim, será redirecionado diretamente para a página de download.

Link do app no Google Play Store

Link do app na Apple Store

Cadastro e login no app FGTS

Após a instalação do aplicativo, ao abrir o aplicativo, você verá a tela de login e cadastro. Se você já possui um cadastro, basta inserir seu número de CPF e a senha. Caso contrário, siga as instruções para criar uma conta, fornecendo as informações solicitadas. 

  1. Abra o aplicativo do FGTS;
  2. Clique em “Cadastre-se”;
  3. Informe o número do seu CPF e clique em “Próximo”;
  4. Preencha todas as informações solicitadas;
  5. Clique em “Concluir Cadastro”;
  6. Na tela de login, informe o número do seu CPF e a senha cadastrada;
  7. Clique em “Entrar”.

Viu como é fácil? Agora você já pode consultar os valores disponíveis e solicitar o saque pelo aplicativo do FGTS, de forma 100% digital e segura.

Consulta de saldo e extrato no aplicativo

Verificando o saldo disponível

Ao finalizar o seu cadastro e acessar o aplicativo, é possível verificar todas as informações detalhadamente, inclusive os valores disponíveis. Para verificar essas informações, na tela inicial basta clicar em “saldo total do FGTS”.

Caso você atenda aos critérios, é possível realizar o saque do valor disponível de maneira totalmente digital, sem a necessidade de se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Acessando o extrato do FGTS

Além de verificar o saldo disponível, você também pode acessar o extrato completo do FGTS diretamente pelo aplicativo. Para isso, basta selecionar a opção “Extrato FGTS” e informar o número do NIS e a senha cadastrada.

No extrato do FGTS, é possível visualizar as informações detalhadas sobre os depósitos realizados pelo empregador, bem como os rendimentos gerados pelo fundo. O extrato também contém informações sobre eventuais saques realizados pelo trabalhador, seja por demissão sem justa causa, aposentadoria ou outras situações previstas em lei.

Realização de saques pelo aplicativo

Sacar FGTS pelo celular - Fonte: Unsplash
Sacar FGTS pelo celular – Fonte: Unsplash

Sacar o saldo do FGTS de forma rápida e segura, sem a necessidade de se deslocar até uma agência da Caixa, é uma novidade que trouxe diversos benefícios aos trabalhadores brasileiros.

Para realizar o saque, você deve seguir alguns passos, que podem variar dependendo da modalidade de saque escolhida. Veja:

Modalidades de saque disponíveis

Existem duas modalidades de saque disponíveis no aplicativo do FGTS: o saque-aniversário e o saque-rescisão. O saque-aniversário permite que o trabalhador retire uma parte do seu saldo anualmente, no mês do seu aniversário.

Já o saque-rescisão apenas pode ser realizado em casos de demissão sem justa causa, término de contrato por prazo determinado, aposentadoria, entre outros.

Procedimentos para solicitar o saque

Após ter baixado, instalado e acessado o aplicativo, você pode solicitar o seu saque do FGTS se atender aos critérios estabelecidos. Para solicitar o saque pelo aplicativo, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesso o aplicativo em seu smartphone;
  2. Selecione a modalidade de saque desejada;
  3. Informe os documentos necessários;
  4. Indique em qual conta você deseja receber;
  5. Confirme e aguarde o saque.

Após isso, você receberá o número de protocolo do seu pedido e poderá acompanhar as etapas diretamente no app. 

Dúvidas e suporte técnico

Para quem tem dúvidas sobre como sacar FGTS pelo aplicativo ou precisa de ajuda técnica, a Caixa Econômica Federal oferece diversos canais de atendimento e suporte. Veja:

Canais de atendimento e suporte

Se você está tendo dificuldade em executar os processos no aplicativo do FGTS e necessita de suporte, a Caixa Econômica Federal disponibiliza diversos canais de atendimento que podem te auxiliar.

É possível entrar em contato com uma agência próxima da sua residência clicando aqui, acessar o site, ligar diretamente para a Central de Atendimento Caixa através do número 0800 726 0101, ou, se você tiver deficiente auditivo, é possível receber atendimento através do número 0800 726 2492.

Conclusão

Consultar informações e realizar o saque do FGTS de maneira remota sem a necessidade de se deslocar até uma agência da Caixa Econômica federal é uma alternativa útil para aqueles que não têm tempo de ir ao banco, além de permitir que você acompanhe sua situação de perto e faça uso dos recursos disponíveis de forma segura. 

Busque sempre manter os dados cadastrais atualizados para garantir que você receba todas as informações relacionadas ao seu Fundo de Garantia, e tudo pode ser feito diretamente pelo aplicativo.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que tenham ajudado você a finalmente ficar por dentro das informações relacionadas ao seu FGTS!

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário