Curso de cabeleireiro SENAC grátis: saiba como se inscrever e participar - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Cursos

Curso de cabeleireiro SENAC grátis: saiba como se inscrever e participar

Por

Carol Torres

em

Curso de cabeleireiro SENAC grátis

O SENAC se destaca por oferecer um curso de cabeleireiro com certificação amplamente reconhecida, significando que ao concluir o curso, você terá um selo de qualidade que poderá abrir portas no mercado de trabalho.

Além disso, o SENAC oferece excelentes oportunidades para aqueles que desejam ingressar nesta área, mas que não possuem recursos financeiros para investir em uma formação profissional.

Estudar de forma online traz diversos benefícios, entre eles a possibilidade de conciliar os seus estudos com outras demandas essenciais do seu dia a dia. Continue a leitura para ficar por dentro de mais informações.

Requisitos e inscrição

Curso de cabeleleiro SENAC - Fonte: Unsplash
Curso de cabeleleiro SENAC – Fonte: Unsplash

O processo de inscrição é bem simples, mas é importante estar atento aos pré-requisitos. Geralmente, é necessário ter concluído o ensino fundamental II e ter idade de no mínimo 18 anos, mas pode variar conforme a unidade do SENAC.

Você precisa estar atento aos prazos, pois eles são cruciais para não perder essa oportunidade incrível. Também será necessário reunir algumas documentações e por último, siga as instruções de inscrição à risca, cada detalhe conta para garantir sua vaga.

Documentação necessária

Para se inscrever no curso, é necessário possuir algumas documentações. São elas:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade.

Processo seletivo do PSG

O Programa Senac de Gratuidade – PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

A condição de baixa renda será atestada mediante autodeclaração nos termos da lei, feita em modelo único, conforme disponível na lista dos anexos no site.

As inscrições para o curso de cabeleireiro podem ser realizadas no site do SENAC ou na própria unidade. É importante verificar a disponibilidade de vagas na região desejada e se informar sobre os prazos de inscrição. 

Estrutura do curso

Conteúdo programático

O programa do curso de cabeleireiro do SENAC possui uma ampla variedade de técnicas e habilidades necessárias para a prática da profissão. O conteúdo programático inclui:

  • Higienizar, secar, escovar, enrolar, desfiar/eriçar e modelar cabelos;
  • Hidratar e reconstruir os fios;
  • Fazer penteados: preso, semi preso e solto;
  • Cortar cabelos masculinos e femininos;
  • Fazer coloração, descoloração, decapagem e despigmentação parcial dos fios;
  • Aplicar técnicas de ondulação dos cabelos;
  • Utilizar técnicas de visagismo;
  • Organizar o espaço de trabalho, fazer compras de materiais e armazenar produtos;
  • Atender e fidelizar clientes;
  • Precificar seu trabalho;
  • Planejar e gerenciar sua carreira;
  • Atuar conforme as normas de biossegurança;

Carga horária

O Curso de Cabeleireiro oferecido pelo SENAC é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar na área. Ele é gratuito e tem uma carga horária de 400 horas, sendo necessário ter o ensino fundamental completo e ter mais de 18 anos para participar.

Atuação profissional e mercado

Curso de cabeleleiro SENAC - Fonte: Unsplash
Curso de cabeleleiro SENAC – Fonte: Pexels

O setor de beleza no Brasil é um dos que mais apresenta crescimento constante, um fator que reflete diretamente na demanda por profissionais cada vez mais qualificados e, consequentemente, expande as chances de emprego de forma gradativa.

Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o empreendedorismo no setor contribui para a criação de aproximadamente 5,6 milhões de empregos. Entre 2021 e 2022, observou-se um crescimento de 9,6% na oferta de empregos, resultando em cerca de 13.400 novas vagas.

Entre as profissões mais destacadas nesse setor encontra-se a de cabeleireiro. Ela permite que você trabalhe tanto em salões de beleza, quanto em atuações autônomas. Muitos especialistas na área veem no empreendedorismo a chance de abrir seu próprio negócio e alcançar a independência financeira.

Habilidades desenvolvidas

Durante a conclusão do curso, você desenvolverá algumas técnicas importantes que um cabeleireiro deve ter, entre elas:

  • Corte de cabelo;
  • Colorimetria;
  • Tratamento capilar;
  • Penteados e finalizações;
  • Técnicas de lavagem;

Vale lembrar que os conteúdos e técnicas aprendidas não se resumem apenas no que foi citado anteriormente. Você também aprenderá habilidades interpessoais como:

  • Eficiência no atendimento ao cliente;
  • Ética profissional;
  • Saúde e segurança;

Benefícios do curso gratuito

O SENAC se destaca por oferecer um curso de cabeleireira com certificação amplamente reconhecida, significando que ao concluir o curso, você terá um selo de qualidade que poderá abrir portas no mercado da beleza.

A infraestrutura do SENAC é um verdadeiro diferencial. Salas de aula equipadas e laboratórios modernos permitem que você pratique e aperfeiçoe suas habilidades em um ambiente que simula o dia a dia de um salão de beleza. 

Além disso, esse curso é um trampolim para quem busca independência financeira e crescimento profissional. Com professores experientes e uma rede de contatos valiosa, você terá tudo o que precisa para brilhar na profissão e criar uma trajetória de sucesso.

Como validar o certificado

O certificado emitido pelo SENAC é reconhecido em todo o território nacional e é uma garantia de que o aluno possui o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar como cabeleireiro profissional. Para validar o certificado, o aluno deve seguir os seguintes passos:

Caso não consiga validar o seu certificado dessa forma ou se houver qualquer problema com a validação, é recomendável entrar em contato diretamente com a unidade do SENAC onde o curso foi realizado e tenha em mãos todas as informações relevantes, incluindo seu certificado e detalhes do curso.

É importante ressaltar que o certificado tem validade de dois anos, e após esse período o aluno deve realizar uma reciclagem para atualizar seus conhecimentos e renovar seu certificado.

Conclusão

Para quem deseja se destacar como cabeleireiro, é necessário dominar uma variedade de habilidades, e o SENAC foca em desenvolver profissionais versáteis, capazes de atender diferentes demandas e se adaptar a novas tendências. 

Desde cortes modernos até técnicas de coloração avançadas, estar por dentro das novidades é um diferencial competitivo. E o curso é justamente projetado para ajudar os alunos a entenderem o que está em alta no mundo da beleza. 

Uma dica de ouro é praticar, praticar e praticar. Não basta apenas assistir às aulas; é essencial colocar a mão na massa, pois a prática leva à perfeição e, neste caso, a um portfólio impressionante.

Espero que essas informações te ajudem em suas decisões e contribuam para a formação de futuros profissionais!

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário