Curso de mecânica industrial grátis: aprenda as habilidades necessárias sem gastar dinheiro - Matérias do dia
Carregando...Por favor, aguarde!

Cursos

Curso de mecânica industrial grátis: aprenda as habilidades necessárias sem gastar dinheiro

Por

Carol Torres

em

Curso de mecânica industrial grátis

Hoje em dia, com as diversas possibilidades que a internet nos oferece, é possível estudar e se qualificar no curso de Mecânica Industrial, no conforto do seu lar, conciliando seus estudos com outras atividades do seu dia a dia.

Além da flexibilidade de horários, você economiza tempo de deslocamento, recursos e ainda consegue desenvolver habilidades para manusear ferramentas online. Estudar de maneira online abre diversas oportunidades para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Existem diversas plataformas que te permitem estudar de forma online não só para o curso de Mecânica, mas também para diversos outros cursos. Continue a leitura para ficar por dentro das melhores opções. 

Fundamentos da mecânica industrial

Conceitos básicos e história

A mecânica industrial é um ramo da engenharia que se concentra no estudo do movimento, estrutura e projeto de máquinas e sistemas automatizados. Ela surgiu com a Revolução Industrial, período em que o homem deixou de utilizar métodos de produção artesanais e começou a se importar com métodos de produção por máquinas.

Devido à crescente automação e à necessidade de manutenção eficiente de equipamentos industriais, ampliam ainda mais a demanda por profissionais nesse ramo. Portanto, a mecânica industrial representa uma área com oportunidades contínuas de emprego e desenvolvimento profissional.

A mecânica industrial está presente em praticamente todos os setores da indústria, desde a produção de alimentos até a fabricação de produtos de alta tecnologia. É uma área que requer conhecimentos técnicos e habilidades específicas, que oferece diversas oportunidades de trabalho para profissionais qualificados.

Ferramentas e equipamentos essenciais

A mecânica industrial utiliza uma série de ferramentas e equipamentos para realizar suas atividades. Envolve a operação eficiente de máquinas, considerando o desgaste do equipamento, erros humanos e outros fatores, visando projetar máquinas e sistemas automatizados que sejam eficientes, confiáveis ​​e seguros.

Alguns dos equipamentos essenciais são: 

  • Ferramentas manuais como: chaves de fenda, marretas, chaves de boca, alicates, etc.;
  • Ferramentas de medição e precisão como: paquímetros, micrômetros, níveis de precisão, níveis de bolha, etc.;
  • Ferramentas elétricas como: furadeira, lixadeira, parafusadeira, esmerilhadeiras, etc.;
  • Equipamentos de solda;
  • Óculos de proteção, luvas, protetores auriculares, etc.

Componentes do curso

O curso de Mecânica Industrial oferece uma ampla gama de conhecimentos técnicos e práticos voltados para a manutenção e reparação de máquinas e equipamentos industriais. Cada escola possui a sua didática, mas são sempre os mesmos conteúdos.

Eles são compostos por uma série de módulos que abrangem desde os fundamentos da mecânica industrial até tópicos mais avançados, como desenho técnico, eletricidade industrial, segurança no trabalho, manutenção de sistemas mecânicos, etc.

Conteúdo programático

Um curso online de mecânica industrial cobre fundamentos essenciais. Por exemplo, o desenho técnico é uma habilidade crucial, pois é a linguagem universal dos engenheiros e mecânicos.

Entender as máquinas e ferramentas é o coração da mecânica industrial. Os cursos oferecem módulos detalhados sobre como elas funcionam e como mantê-las.

A segurança no trabalho é uma prioridade máxima. Os cursos ensinam práticas seguras e como evitar acidentes. Esse conhecimento é indispensável e salva-vidas. Então, resumidamente, os conteúdos programáticos serão:

  • Propriedades do aço e como ele é feito;
  • Entendendo a dilatação térmica de diferentes materiais;
  • Desenho Técnico;
  • Processo de Usinagem;
  • Pneumática;
  • Hidráulica;
  • Bombas hidráulicas;
  • Eletricidade industrial;
  • Manutenção industrial;
  • Operações com máquinas e equipamentos industriais;

Certificação e avanço profissional

A obtenção de um certificado é fundamental para quem deseja se destacar na área de mecânica industrial. O certificado comprova que o aluno concluiu o curso e adquiriu conhecimentos específicos na área.

No entanto, a indústria mecânica requer um contínuo aprimoramento de habilidades e conhecimentos devido à constante evolução tecnológica. A seguir, separamos para você algumas plataformas que oferecem o curso de mecânica industrial, veja:

Cursos gratuitos online

A Prime Cursos, empresa especializada em ensino à distância associada à Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), é uma excelente opção para quem deseja iniciar o curso de Mecânica Industrial de forma online e totalmente gratuita.
O processo para se inscrever na plataforma é simples e intuitivo. Basta seguir o passo a passo para garantir sua vaga:

  • Entre no site oficial da Prime Cursos;
  • Leia a descrição do curso de mecânica industrial para saber tudo sobre a formação e evitar surpresas;
  • Clique em “Assinar grátis” para realizar sua inscrição;
  • Agora, preencha os campos solicitados com e-mail, nome completo e crie uma senha;
  • Nesse momento, você estará pronto para explorar o conteúdo programático e dar início aos seus estudos.

Lembrando que o escolher uma plataforma e um curso, é importante considerar o seu nível atual de conhecimento. Considere também os seus objetivos de aprendizado e se a certificação oferecida atende às suas necessidades profissionais, pois existem diversos níveis que vão do técnico ao avançado.

Conclusão

Estudar de forma online traz consigo diversas vantagens, uma delas é a possibilidade de estudar no seu próprio ritmo, sem precisar se preocupar com horários fixos ou deslocamentos. Além disso, anula a necessidade de deslocamento e faz com que você economize recursos.

A modalidade de ensino EaD permite que o estudante seja autodidata, ou seja, que ele aprenda por conta própria, sem a necessidade de um professor presente em sala de aula. Se atente na hora de escolher a plataforma por onde você iniciará os estudos, é recomendado levar em consideração todos os seus objetivos e necessidades.

Foto do avatar

Carol Torres

Formada em propaganda e publicidade e redatora sênior no Matérias do dia. Minha missão é escrever textos impactantes e que façam a diferença na vida de nossos leitores!

Deixe um comentário