Kit antena digital: tudo o que você precisa saber para ter sinal de TV de qualidade - Matérias do dia
Loading...Please wait!

Benefits

Digital antenna kit: everything you need to know to get a quality TV signal

Per

Carol Torres

in

Digital antenna kit: everything you need to know to get a quality TV signal

Quem ainda utiliza antenas parabólicas tradicionais (banda C) arrisca perder completamente o sinal dos canais abertos. Além disso, até 2026 o governo pretende desligar o sinal das parabólicas, restando apenas o sinal digital.

O kit de antena digital é fornecido pelo governo e contém todos os equipamentos necessários. O fornecimento desses equipamentos visa garantir a inclusão digital e estima-se que cerca de 1,5 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com as antenas.

Se você ainda utiliza antenas tradicionais e não quer perder as suas programações preferidas, continue a leitura para saber como conseguir os kits.

Benefícios da TV digital

Melhoria na qualidade de imagem e som

A distribuição desses kits oferece diversos benefícios para as famílias de baixa renda, isso garante que elas tenham acesso a uma televisão de qualidade sem custo adicional. Com a tv digital, os usuários podem notar uma melhoria significativa na qualidade de som e imagem em relação ao sinal analógico. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a variedade de canais gratuitos, além disso, o sinal digital possui menos interferência causada por condições climáticas, edifícios altos ou outros obstáculos físicos, proporcionando uma recepção mais estável e confiável.

Acesso a programas sociais e kits gratuitos


A liberação dos kits gratuitos de antena digital faz parte de uma iniciativa governamental para promover a inclusão e garantir que a população possa se beneficiar das melhorias trazidas pela transição do sinal de TV de analógico para digital.

Para conseguir adquirir o kit, é necessário que você esteja inscrito no CadÚnico, programa social que permite ao governo saber quem são as famílias de baixa renda. Se inscrito, automaticamente você já será considerado apto para receber o kit.

Tipos de antenas e instalação

Antena parabólica digital

A antena parabólica capta sinais por meio de satélite. No topo da antena está localizado um dispositivo chamado LNB (Low Noise Block-Down converter), responsável por converter os sinais recibos e então serem enviados via cabos para o receptor de satélite dentro da residência. 

O processo de instalação consiste nas seguintes etapas:

  • Escolha o local de instalação (esse local deve permitir que a antena seja fixada de maneira segura);
  • Monte o prato da antena e instale o LNB;
  • Encontre o satélite (se as etapas anteriores forem realizadas corretamente, a partir daqui à sua antena começará a emitir os sinais para sua TV);
  • Faça os ajustes na direção da antena caso perceba uma dificuldade para captar os sinais;
  • Por último, busque os canais em sua TV e realize os últimos ajustes.

Lembrando que a instalação deve ser feita por um especialista para que você obtenha os melhores resultados ao final da instalação.

Antenas internas e externas

As antenas internas são bem pequenas e são geralmente projetadas para ficarem dentro de casa, em cima de móveis ou serem fixadas na parede.

A instalação de uma antena interna é simples e não requer ferramentas especiais. Basta conectar a antena à sua TV ou receptor via um cabo. A posição da antena pode precisar de ajuste para otimizar a recepção do sinal, basta mover para mais perto da janela ou simplesmente ajustar sua orientação.

Quanto às antenas externas, elas foram desenvolvidas para serem instaladas ao ar livre e fixadas em estruturas mais robustas, como a antena parabólica. Sua instalação consiste em:

  • Escolher o local para fixação;
  • Montar a antena;
  • Direcionar a antena para a captação de sinais.
  • Conectar os cabos na TV e realizar os últimos ajustes necessários.

Fatores que influenciam a recepção

Alguns dos fatores que interferem na captação de sinais são os obstáculos físicos, como árvores e prédios; interferência eletromagnética que podem gerar ruídos; o clima; altura e posicionamento da antena, etc.

Esses são alguns dos fatores que podem influenciar na qualidade dos sinais transmitidos para a sua TV. É recomendado que você faça buscas manuais e, se persistir, contacte o serviço de algum profissional para averiguar.

Suporte e atendimento ao consumidor

Ao adquirir o kit antena digital, é importante saber que existem canais de atendimento disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas e agendar serviços. Além disso, também é possível encontrar lojas especializadas que oferecem serviços de instalação e manutenção.

A seguir, separamos para você algumas informações de contato. Veja:

Canais de atendimento e agendamento

O Siga Antenado é uma das principais formas de entrar em contato para agendar a instalação do seu kit de antena digital. Se você deseja saber se tem direito ao kit ou quer solicitar a instalação, é importante ter em mãos o número do seu CPF e NIS (Número de Identificação Social) ao entrar em contato.

Caso deseje, você pode acessar o site do Siga Antenado e preencher todas as informações solicitadas no ato do formulário, inclusive dia e horário da instalação. Você também pode entrar em contato com a central de atendimento através do número 0800 729 2404; lembrando que esse número também é WhatsApp.

Conclusion

A entrega dos kits de antena digital é uma iniciativa do governo federal que possui o intuito de disponibilizar às famílias de baixa renda a oportunidade de assistir suas programações preferidas com uma melhor qualidade de som e áudio. 

Caso deseje receber, você precisa estar inscrito no CadÚnico e possuir renda mensal de até 3 salários mínimos, residir em cidade com mais de 500 mil habitantes e ter antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

As famílias que possuem antena digital externa do tipo “espinha de peixe” ou antena digital interna, não precisam fazer a troca. O mesmo vale para quem tem TV por assinatura, cujo sinal é transmitido por cabo e não é afetado.

Avatar photo

Carol Torres

Graduated in advertising and publicity and senior writer at Matérias do dia. My mission is to write impactful texts that make a difference in the lives of our readers!

Leave a Comment